segunda-feira, 10 de abril de 2017

REFLEXÃO SOBRE O SIGNIFICADO DA PALAVRA MUSA


Quando estou entregue às divagações
Costumo brincar de desnudar palavras
Só para ver as reações.
Nuas, como saem do dicionário,
Elas revelam apenas o necessário.

Entretanto, cada palavra tem muito mais
Além do singelo significado que ela traz.
O plus depende do contexto
Ainda que seja tão somente um pretexto.

É comum ao dicionário falhar
Na sua valiosíssima função de definir,
Simplesmente porque toda definição
É técnica, pautada no significado cru,
Sem emoção de força motriz.

A poesia não se alimenta
De sentido sem sentimento.
Quando a palavra não fala,
É a alma do poeta que se cala.

Por exemplo:

Hoje resolvi brincar com a palavra musa
E descobri o que minha alma de poeta já sabia.
No dicionário pouco há que me seduza,
Porque é apenas substantivo feminino, sem magia.

Já no texto poético a palavra sobeja beleza
E emana encanto sem igual.
Não há como ignorar a grandeza,
Seja ela feminino, singular ou plural.

Eis aí a razão de meu lírico desespero
Ao ser impactado pela magia do encantamento.
Não é à toa o labor poético com esmero
Quando a poieses se manifesta em sentimento.

Ser musa é mais que ser deusa, filha de Zeus,
Presa no Olimpo, nas páginas da mitologia.
É ser mulher real que encanta e seduz os olhos meus
E por isso se torna deusa em minha poesia.

A simples pronúncia da palavra é inspiração,
Fonte de insanos desejos e singela ternura
Que faz meus hormônios entrar em erupção
Ou meu coração quedar-se embevecido de candura.

Musa é face amiga, beleza contida e respeitada
Encantamento guardado na contemplação.
Musa é fêmea no cio, pelo poeta desnudada.
É volúpia vencendo o pudor, é amor em ação.

Eis aí a minha definição poética
Da palavra que não é muda, mas é musa que fala.
Paradoxo para alma insensível ou cética,
Mas que para mim é avalanche de encantos
 Que meus alicerces abala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOLTANDO A FALAR DE SONHO

Sonho é matéria invisível Igual carícia de vento Pode ser lembrança vivida Ou coisas que invento. Quando meu coração Acorda sorrindo E diz...